O patamar do principiante

e-agora-jose

Eu ainda me sinto principiante. Afinal, minhas conquistas não foram tão grandes assim quando eu paro e comparo aos outros. Então, às vezes me pego a pensar em que cargas d’água de patamar estou me colocando quando me chamo “praticante de atividade literária”, “a escritora”, “a romancista”. É uma coisa de neófitos, mesmo. Aqueles que se veem num mundo novo e se perguntam: “E agora? Me enquadro no mesmo patamar que Saramago, Drummond, Machado, Rowling? Ou vou acabar ficando mesmo entre aqueles nomes que foram vistos apenas uma vez e, então, esquecidos?”

Mas aí eu me lembro que também me coloquei no patamar de Rowling. Que não é Kathleen, mas apena Joanne. Se tornou J. K. só depois de muito suor. E não é disto – suor, transpiração! – de que se trata a escrita? Picasso já falava isso; de que a inspiração de uma obra prima poderia até vir, mas não se sabia quando ou como – o importante era que a inspiração o encontrasse trabalhando.

Inspiração todos tempos, desde que permitamos abrir nosso mundo, nossa mente – e várias vezes -, nossa alma. Para mim, escrever se trata disso. De abrir minha alma em um papel e, então, usar tudo o que me cerca para tornar o abstrato em algo que se possa entender.

letter-writing-vintage-photo-600x400

Talvez eu seja mesmo uma escritora. Recém-batizada com seus poucos contos publicados, é verdade. Mas se eu estou romanceando em palavras, se estou transformando e criando um mundo inteiramente meu e que alcançará a outros – mesmo que poucos, a princípio -, então é o que sou. Escritora. Principiante. Aspirante.

Então, sim. Sou Machado. Sou Rowling. Mas, acima de tudo, sou eu mesma. E isso é muito bom.

Deixe um comentário

