“Feita de fumaça e osso”, Laini Taylor

“Feita de Fumaça e Osso”, Editora Intrínseca

Eu tenho um certo receio de Best Seller; aquele livro que tem destacado comentários do New York Times, por exemplo. Mas, quando li sobre Feita de Fumaça e Osso no blog Livros e Citações, logo percebi que esse livro me encantaria. E não estive errada. Fazia um bom tempo que um livro não me prendia totalmente. Fazia um bom tempo que eu não tinha uma ressaca literária daquelas que te fazem se perguntar: qual o sentido da vida, agora? E foi assim que me senti após ter terminado Feita de Fumaça e Osso, de Laini Taylor, o primeiro de uma trilogia.

Bem, antes de mais nada, a vida tem sentido, pois já tem a sequência de Feita de Fumaça e Osso, que é Dias de Sangue e Estrelas.

O livro é dividido em quatro partes, sendo que a primeira já tem uma introdução que nos torna curiosos:

Era uma vez um anjo e um demônio que se apaixonaram.
A história não acabou nada bem.

Karou, uma garota órfã de dezessete anos, vive em Praga sozinha em um apartamento de dois cômodos, e o que a torna alguém curioso não é seu cabelo azul, ou seu grande talento para desenhar. Sua família adotiva é composta por quimeras, e “seu pai”, Brimstone, o Mercador de Desejos, é também chamado de demônio: sua cabeça é de um carneiro, o torso de um homem e a parte inferior de seu corpo, de leão. O trabalho dela nessa família é, também, estranho: ela deve coletar dentes. Sim, dentes: humano ou de animal, não importa. Pode ser tanto os dentes de um morto quanto as presas de um elefante. E, depois de coletados, ela deve levá-los para Brimstone, mas para o que ele utiliza tudo isso, é outro segredo. Viver com Brimstone, cujo sorriso e aprovação são muito apreciados por Karou (mesmo raros), fez com que a garota não lhe perguntasse coisa alguma. Muitas das perguntas que ela queria fazer ao quimera eram direcionados a Issa, a górgona que cuida dela como se fosse sua própria cria.

Karou não sabe por que é criada por essas criaturas que ela ama tanto. Ela se julga uma pessoa comum – no sentido humano da palavra -, que tem certos privilégios. A loja de Brimstone, acessada através de um portal que só pode ser aberto por dentro, leva a Outro Lugar (o nome que Karou deu para onde quer que a loja esteja), e também é a passagem intermediária para tantos outros portais a qualquer lugar que se queira chegar. Por isso, Karou estudou nos Estados Unidos, teve um sensei em Hong Kong, buscou presas de elefante em um leilão em Paris, e visita, periodicamente, um homem que lhe entrega dentes de defuntos, no Marrocos.

Há, também, os entregadores de dentes que têm o privilégio de adentrar a loja de Brimstone (embora para isso tenham que ter envolta de seus pescoços as filhas de Issa – sim, serpentes -, para que, a qualquer sinal de problemas, morda o visitante e o mate). A esses, Brimstone paga o estoque de dentes recebido com Desejos. Desde pequenos e simples, como tornar seu cabelo azul ou deixar a sobrancelha com aparência de lagarta, quanto outro maiores, como conseguir voar, ficar invisível, ou ter todo o conhecimento sobre Outro Lugar. Mas, como o Mercador de Desejos mesmo diz, a magia vem com um preço, e o preço a ser pago é a dor.

Feita de Fumaça e Osso é um livro fuido. A princípio, é você quem define o ritmo da leitura, virando as páginas tranquilamente como se fosse uma leitura de domingo. Mas, rapidamente, a leitura fica dinâmica, e é a história que te leva. A narrativa de Taylor é assim. Depois de um tempo, você não sabe se está lendo por curiosidade, ou se é o livro que te prendeu de tal forma que fica impossível largá-lo – como se fosse magia! Ainda mais depois que aparece Akiva, e todo o mistério, a paixão e o medo aparecem.

Akiva é um serafim. Um soldado criado para a guerra contra os quimeras desde que tinha cinco anos. Ele cresceu esquecendo-se de tudo o que era bom e doce, pois na guerra ele deveria ser apenas cruel. Um assassino. Como os quimeras…

A mitologia utilizada por Taylor é tão coerente com o livro, com um encaixe tão perfeito, que você nem sequer se pergunta se é real ou não. Se a história contada pelas personagens faz parte de alguma cultura ou se foi apenas inventada pela autora. Enquanto eu lia o livro, eu comecei a pensar nessa mitologia, nos antepassados dos quimeras e serafins, como uma história tão presente quanto a de Arthur ou do jovem Robin Hood.

Outra coisa sobre a narrativa de Taylor que achei maravilhosa e que só torna a história mais rica: a ansiedade de Karou e Akiva, tão forte em seus personagens, atravessa a narrativa. E de uma forma que também te deixa ansiosa ao ler.

Havia outra vida que devia estar vivendo? Algumas vezes sentia uma forte certeza de que sim – uma vida fantasma, provocando-a, mas fora de alcance. Uma sensação que às vezes a dominava enquanto estava desenhando, andando, e, uma vez, quando estava dançando lentamente com Kaz, bem juntinho, sentiu que deveria estar fazendo outra coisa com as mãos, as pernas, o corpo. Alguma outra coisa. Alguma outra coisa. Alguma outra coisa. Mas o quê?

Página 82

Apenas nas últimas páginas que conseguimos entender a escolha da capa e o título. E, devo dizer: é maravilhoso! Mostra a inteligência e a sutileza da autora e da editora.

Enfim, o livro é maravilhoso e com um fim surpreendente, conturbado e revelador. Uma história sobre guerra entre duas raças. Uma história de amor entre um serafim e uma quimera. E uma história que o lema de um se torna a sina de outro. Vitória e Vingança nunca parecera tão difícil e dolorido de se conseguir. E a esperança de um mundo de paz, tão longe de se alcançar.


Título
: Feita de Fumaça e Osso
Original: Daughther of Smoke and Bone
Editora: Intrínseca
Edição/Ano: 2012
Páginas: 382
Sites: Skoob, Laini Taylor

Publicado por Lívia Cavalheiro

Professora formada em Letras e moradora do interior paulista desde sempre. Tem uma paixão crescente por livros e tudo o que os cerca e enriquece, o que a tornou uma leitora chata, despertou sua vontade de escrever e, agora, a faz aprender tudo o que diz respeito a Revisão e Preparação de Textos, além da maravilhosa via que é a Escrita Criativa. E com isso, está agora (re)escrevendo seu primeiro romance de literatura juvenil: Mundo dos Sonhos – O feiticeiro da caverna de cristais.

11 comentários em ““Feita de fumaça e osso”, Laini Taylor

  1. Lívia, você simplesmente descreveu todo o meu estase com esse sua resenha. perfeito! Estou completamente apaixonada pelos livros ( I e II ) e louca para ler o III. Os personagens…Akiva com o seu amor incondicional, Suzana, Issa e Karol/Madrigal…nem se fala aiai!

    Curtir

  2. assim como você fiquei totalmente encantada com este livro ,é incrível como em poucas paginas Laini Taylor consegue prender a atenção dos leitores com pequenos enigmas a serem resolvidos , e com isso posso dizer que este é um dos melhores livros q já li !!!
    Parabéns pela resenha , ficou ótima ! bjs 🙂

    Curtir

  3. Dani, quando vi a capa desse livro, também pensei que fosse. Acho que a culpa é da máscara e do dilúvio de livros eróticos..hahaha… Ainda não sei quando vai ser lançado o terceiro, mas sei que quero logo comprar o segundo volume! =D
    Beijos, querida. 🙂

    Curtir

  4. Eu juro que já vi esse livro MIL vezes nas prateleiras de livrarias, mas nunca me dignei e ler a orelha ou sinopse, pois cheguei à conclusão de que se tratava do mesmo tema de Cinquenta Tons de Cinza. Primeiro pela capa e depois por que estava no mesmo local de todos os livros que vieram com essa febre. Juro que fiquei chocada ao ler sua resenha Liv's. E também fiquei curiosa pra ler.

    Porém, acho que vou esperar lançar toda a trilogia, pq eu tenho mtos livros em série pra ler ainda. =D

    Ótima resenha! Bjos flor!!!

    Curtir

Comentários: