Citações #13: Antonio Candido

Comecei a ler “Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária”, de Antonio Candido. E tenho 99% de certeza que o livro me agradará. Por quê? Porque logo no primeiro parágrafo me deparo com um pensamento inteligente (o que todo livro teórico deve apresentar para ganhar seu leitor), cuja sequência já me prende a ponto de eu não querer largar o livro.

 
“Nada mais importante para chamar a atenção sobre uma verdade do que exagerá-la. Mas também, nada mais perigoso, porque um dia vem a reação indispensável e a relega injustamente para a categoria do erro, até que se efetue a operação difícil de chegar a um ponto de vista objetivo, sem desfigurá-la de um lado nem de outro.” 

Página 13.

 

2 comentários sobre “Citações #13: Antonio Candido

Deixe um comentário

