Livro de domingo: um comentário sobre As Crônicas de Nárnia

Após terminar de ler o volume único de As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis, fiquei pensando por algum tempo em quanto o avaliaria em minha conta no Skoob. Por fim, o classifiquei como Bom, dando-lhe três estrelas. Isso se deve ao total do livro, sem desmerecer o trabalho exemplar do autor.

Construir um mundo novo não é fácil, como muitos devem pensar. Ainda mais escrever sete livros sobre este mundo. Nota-se que o personagem principal das Crônicas não são os Filhos de Adão e Eva, ou seus reis narnianos, mas sim a própria Nárnia. É lá onde tudo acontece, de onde tudo provém e onde tudo termina.

Dos sete livros, três me agradaram totalmente. Por ordem de preferência, falo de O Cavalo e seu Menino, contando a história do agradável Shasta e sua companheira de viagem, a calormana Aravis, junto de dois cavalos narnianos, Bri e Huin. Cada um busca sua respectiva liberdade numa jornada que os levará a Nárnia, mas não sem muitas aventuras e surpresas. Nele, também vemos os Grandes Reis de Nárnia: Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia, já crescidos.

Em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é quando vamos à Nárnia pela segunda vez; quando Lúcia descobre esse lugar maravilhoso e gosta dele tão logo vê seu primeiro narniano, o Sr. Tumnus. O que mais gostei desse volume é como as crianças se veem leais a Nárnia e querem protegê-la assim que descobrem que a terra passa por grande problemas – com exceção de Edmundo, que se mostra perverso inclusive para com seus irmãos. Mas nada, nada é mais forte que esse sentimento do que sentem por Aslam.

O terceiro livro que me agradou foi A Cadeira de Prata. Reencontrar Eustáquio neste livro foi delicioso, pois a transformação de seu caráter após peregrinar pelas Ilhas Solitárias com Caspian, Edmundo e Lúcia, me fez adorá-lo. E também há Jill, uma garotinha perseguida pelos bullies de sua escola. Em Nárnia, ela percebe que pode enfrentar o medo – mesmo que muitas vezes as pernas tremam e a ânsia em fechar os olhos seja grande.

No entanto, uma coisa eu devo falar sobre Crônicas de Nárnia: embora ele seja um livro escrito para crianças, um adulto também aprende muito com ele. As “lições” morais que se aprende no livro não são passadas como óbvias; como se fosse um livro escrito exclusivamente para o ensinamento moral através de literatura. Tanto os animais falantes quanto os reis de Nárnia, além de todos que puseram os pés naquela terra sem pertencer a ela, têm sua honra e coragem posta à prova a cada instante. Além da vital lealdade a Aslam. É clara a semelhança entre Aslam e Deus (no sentido de religiosidade Cristã), principalmente no livro A Última Batalha, quando um “falso profeta” se passa pelo Grande Leão, e muitos se aproveitam da ingenuidade e lealdade do povo narniano.

Ah, sim… Em A Última Batalha está totalmente explicado minha irritação com Susana, a qual mencionei num comentário que fiz depois de ler Príncipe Caspian.

No total, As Crônicas de Nárnia é um livro para se ler num dia de domingo. Um livro de leitura leve, que não se prende a muitas complexidades ou fatos mirabolantes, e tem aquele teor de aventura que nos refresca a mente. Não sei se algum dia voltarei a lê-lo, mas, se o fizer, serão para os três dos meus favoritos que meus olhos se voltarão. Ou eu, simplesmente, me contentarei com os filmes da Disney…

3 comentários sobre “Livro de domingo: um comentário sobre As Crônicas de Nárnia

  1. Nikelen Witter disse:

    Gostei muito da sua leitura, mana. Eu, de fato, tenho uma enorme preferência pelo Sobrinho do Mago. Gosto muitíssimo dele. E concordo com você sobre muitas coisas. Crônicas de Narnia é uma história de acalanto. Um leitura perversa lhe ficaria deslocada.

    Curtir

  2. Lívia Cavalheiro disse:

    Sim, Sobrinho do Mago também é uma leitura gostosa. A Polly é uma graça.
    E confesso que, quando terminei Cadeira de Prata, precisei de um pouquinho de coragem para finalizar com A Última Batalha… Passar por sete livros “sessão da tarde” não foi tão bom quanto eu pensei.

    Curtir

Deixe um comentário

